Informação sobre o curso

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  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Habilitações de acesso:

    Empregados: Habilitações iguais ou superiores ao 4º ano;
    Desempregados: Habilitações iguais ou superiores ao 12º ano.

  • Observações

    Benefícios:

    Subsídio de Alimentação: 4,77€/dia (presença mínima de 3h/dia)

  • Objectivo Geral

    7298 - Identificar as condições de acessibilidade para clientes com necessidades especiais, assim como os produtos de apoio disponíveis
    Acolher adequadamente o cliente com necessidades especiais
    Efectuar o serviço de mesa, bar ou cafetaria, tendo em conta as especificidades decorrentes das necessidades especiais do cliente, das soluções disponíveis e das solicitações e explicações do cliente
    Apoiar o cliente com necessidades especiais no acesso aos alimentos e às bebidas em serviço de buffet, coffee-break e room-service
    Relacionar-se com o cliente com necessidades especiais, ao longo de todo o serviço, de modo a que este se sinta aceite, compreendido e valorizado como pessoa cliente na unidade de restauração

    9259 - Identificar diversos tipos de bombons e pralinês.
    Elaborar as fichas técnicas de bombons e pralinês.
    Preparar e confecionar bombons.
    Preparar e confecionar pralinês.
    Acondicionar e conservar os produtos confecionados.
    Cumprir as normas de higiene e segurança.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    7298 - O cliente com deficiência motora numa unidade de restauração
    Condições de acessibilidade e produtos de apoio
    Acessibilidade no exterior da unidade
    Acessibilidade ao interior da unidade
    Acessibilidade no interior da unidade
    Características da casa de banho acessível
    Produtos de apoio e verificação de requisitos
    Acolhimento do cliente
    Acolhimento
    Regras de acolhimento
    Encaminhamento do cliente à mesa
    Apoio na locomoção
    Acomodação do cliente
    Serviço de mesa, bar e cafetaria
    Pedido
    Ajustamento da mise-en-place
    Mobilização de produtos de apoio
    Serviço
    Serviço de alimentos e bebidas nas modalidades de buffet, coffee-break e room-service
    Serviço de buffet e coffee-break
    Serviço de room-service
    Relacionamento interpessoal
    Empatia no serviço de restauração
    Factores favorecedores e dificultadores da empatia
    O cliente com deficiência visual numa unidade de restauração
    Condições de acessibilidade e produtos de apoio
    Condições de acessibilidade
    Produtos de apoio e práticas de serviço
    Acolhimento do cliente
    Acolhimento
    Encaminhamento para a mesa
    Cão-guia
    Serviço de mesa, bar e cafetaria
    Pedido
    Mise-en-place
    Serviço
    Saída da unidade de restauração
    Serviço de alimentos e bebidas nas modalidades de buffet, coffee-break e room-service
    Serviço de buffet e coffee-break
    Serviço de room-service
    Relacionamento interpessoal
    Direito à não-discriminação
    O cliente com deficiência auditiva numa unidade de restauração
    Acolhimento do cliente
    Acolhimento
    Língua gestual portuguesa
    Comunicação
    Cão para surdos
    Serviço de mesa, bar, cafetaria, buffet e room-service
    Apresentação da ementa e anotação do pedido
    Serviço
    Relacionamento interpessoal
    Conhecimento e aceitação
    O cliente com deficiência intelectual e/ou multideficiência numa unidade de restauração
    Condições de acessibilidade e produtos de apoio
    Deficiência intelectual
    Verificação de requisitos
    Acolhimento do cliente
    Serviço de mesa, bar e cafetaria
    Pedido
    Mise-en-place
    Serviço
    Serviço de buffet, coffee-break e room-service
    Serviço de buffet e coffee-break
    Serviço de room-service
    Relacionamento interpessoal
    Estereótipos
    O cliente sénior com limitações motoras, sensoriais e/ou intelectuais numa unidade de restauração
    Condições de acessibilidade e produtos de apoio
    Cliente sénior
    Acessibilidades
    Produtos de apoio
    Acolhimento do cliente
    Serviço de mesa, bar e cafetaria
    Pedido e mise-en-place
    Serviço
    Serviço de buffet, coffee-break e room-service
    Serviço de buffet e coffee-break
    Serviço de room-service
    Relacionamento interpessoal
    Necessidades do cliente sénior em matéria de comunicação

    9259 - Bombons e pralinês
    Principais variedades de bombons
    De corte
    De molde
    Trufas
    Outros
    Principais variedades de pralinês
    Avelã e caramelo
    Caramelo e chocolate
    Outros
    Tecnologia das matérias-primas
    Composição
    Utilizações
    Receitas e fichas técnicas
    Técnicas de preparação e confeção de bombons
    Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens
    Manuseamento e preparação de utensílios e equipamentos
    Têmpera do chocolate
    Processo de preparação dos recheios
    Corte/Moldagem
    Decoração
    Técnicas de preparação e confeção de pralinêsOperações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens
    Manuseamento e preparação de utensílios e equipamentos
    Técnicas de preparação de caramelo e frutos secos
    Corte e moldagem
    Decoração
    Controlo de qualidade do processo de fabrico
    Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados
    Normas de higiene e segurança

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