Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Habilitações de acesso:

    Empregados: Habilitações iguais ou superiores ao 4º ano;
    Desempregados: Habilitações iguais ou superiores ao 12º ano.

  • Observações

    Benefícios:

    Subsídio de Alimentação: 4,77€/dia (presença mínima de 3h/dia)

  • Objectivo Geral

    Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
    Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
    Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
    Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
    Elaborar um plano de negócio.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Planeamento e organização do trabalho
    Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    Atitude, trabalho e orientação para os resultados
    Conceito de plano de ação e de negócio
    Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    Análise de experiências de negócio
    Negócios de sucesso
    Insucesso nos negócios
    Análise SWOT do negócio
    Pontos fortes e fracos
    Oportunidades e ameaças ou riscos
    Segmentação do mercado
    Abordagem e estudo do mercado
    Mercado concorrencial
    Estratégias de penetração no mercado
    Perspetivas futuras de mercado
    Plano de ação
    Elaboração do plano individual de ação
    Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
    Processo de angariação de clientes e negociação contratual
    Estratégia empresarial
    Análise, formulação e posicionamento estratégico
    Formulação estratégica
    Planeamento, implementação e controlo de estratégias
    Negócios de base tecnológica | Start-up
    Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
    Estratégias de internacionalização
    Qualidade e inovação na empresa
    Plano de negócio
    Principais características de um plano de negócio
    Objetivos
    Mercado, interno e externo, e política comercial
    Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
    Etapas e atividades
    Recursos humanos
    Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
    Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
    Elaboração do plano de ação
    Elaboração do plano de marketing
    Desvios ao plano
    Avaliação do potencial de rendimento do negócio
    Elaboração do plano de aquisições e orçamento
    Definição da necessidade de empréstimo financeiro
    Acompanhamento do plano de negócio
    Negociação com os financiadores

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