Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    DESTINATÁRIOS:

    Ativos empregados com habilitações iguais ou superiores ao 4º ano;
    Desempregados com habilitações iguais ou superiros ao 12º ano;
    Nota: Ter idade igual ou superior a 18 anos;


    DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS NO ATO DE INSCRIÇÃO:

    Cópia do Cartão de Cidadão autorizado pelo/a formando/a;

    Cópia do Certificado de Habilitações;

    Comprovativo de NIB em nome do/a formando/a;

    Comprovativo de morada;

    Comprovativo de situação profissional:

    - Trabalhador por conta de outrém:
    Recibo de vencimento do mês anterior ao início da formação;
    Declaração da entidade patronal (assinada, carimbada ou em papel timbrado e datada) com a função e horário de trabalho discriminado;

    - Trabalhador por conta própria:
    Comprovativo de Atividade Aberta do portal das finanças (Printscreen que seja visível a identificação do/a formando/a e a data de consulta)
    Declaração de horário de trabalho emitida pelo próprio;

    - Desempregado/a:
    Declaração do Serviço de Emprego com data do mês anterior ao início da formação;

  • Área de Formação

    Marketing e Publicidade

  • Objectivo Geral

    • Enuncia os conceitos de auto-conceito e auto-estima através da valorização pessoal e profissional.
    • Reconhece a importância do grupo na dinâmica das relações interpessoais.
    • Reconhece a dinâmica de grupos adequada à situação de ensino-aprendizagem em contexto real de trabalho.
    • Descreve as diferentes formas de gerir e superar conflitos (intra e interpessoais).
    • Descreve o processo de liderança e identifica as características que diferenciam os empreendedores.
    • Identifica as estruturas familiares como processos sociais dinâmicos no tempo e no espaço.
    • Reconhece a realidade dos contextos de socialização em constante mutação.
    • Reconhece a importância do grupo de pares para a inserção na comunidade e para o desenvolvimento psicossocial.
    • Analisa os contextos de socialização com recurso a instrumentos e a procedimentos adequados.

  • Objectivos Específicos

    • Percepção do “eu”
    • Percepção dos “outros”
    • Percepção e dinâmica do “nós”
    • Liderança, negociação social e empreendorismo
    • Processo e contextos de socialização

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Percepção do “eu”
      • Formação do auto-conceito
        • O “eu” visto pelos “outros”
        • Importância da valorização pelos sujeitos significativos
        • Interpretação pelo “eu”
          • Interaccionismo simbólico
      • Sentimento de valor
        • Auto-estima
      • Estratégias de manutenção de uma identidade pessoal positiva
    • Percepção dos “outros”
      • Cognição social e atitudes
        • Conceito
        • Componentes das atitudes
        • Formação de atitudes
        • Desenvolvimento de atitudes
        • Mudança de atitudes
      • Percepção social e categorização
        • Formação de impressões
        • Estereótipos
        • Preconceitos
    • Percepção e dinâmica do “nós”
      • Conceito e características dos grupos
        • Interacção da heterogeneidade
          • "eu" ao “nós”
        • Relacionamento e a tarefa do grupo
        • Teoria de Desenvolvimento do Grupo
          • Tuckman
        • Dinâmica de grupo
          • Kurt Lewin
      • Estrutura e funcionamento do grupo
        • Estatuto, papel e apreço
          • Conceitos
        • Papéis e estatutos adquiridos ou atribuídos
        • Estrutura sociométrica
        • Coesão do grupo
      • Normalização e conflitos
        • Conflito
        • Escalada do conflito
        • Assertividade
        • Inconformismo
        • Passividade
        • Agressividade
        • Manipulação
        • Afirmação pessoal
        • Estratégias individuais na gestão do conflito
        • Poder
        • Autoridade
        • Influência social
        • Obediência
        • Conformismo
    • Liderança, negociação social e empreendorismo
      • Conceito de liderança
        • Funções, padrões e contextos de liderança
      • Empreendedor e a negociação social
        • Elementos da negociação
        • Negociação integrativa e negociação distributiva
        • Perfil do empreendedor
    • Processo e contextos de socialização
      • Processo de socialização
        • Conceito de socialização
      • Contextos de socialização
        • Família
          • Relações dos adolescentes com os pais e outros familiares
          • Tipos de estruturas familiares
            • Família nuclear
            • Família extensa
            • Família monogâmica
            • Família de procriação
          • Novas organizações da estrutura familiar
            • Famílias monoparentais
          • Família e formação da identidade do adolescente
            • Conflitos pais-filhos
        • Grupo de pares
          • Relacionamento com o grupo de pares
          • Processos sócio-psicológicos
            • Comparação social e conformismo
          • Amizade
        • Escola
          • Adolescentes e escola
          • Relação escola família
        • Cultura
          • Moda
          • Mass media
          • Etnia

Manifestar interesse Pedir contacto