Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração14.0 horas
  • Objectivo Geral

    Com a competitividade crescente entre as organizações, aquelas que conseguem projetar e executar com eficiência levam grande vantagem.
    É por isso que a Gestão eficaz de Projetos é uma das caraterísticas mais valorizadas pelas organizações e seus colaboradores.
    Independente da área de atuação, conhecer técnicas de Gestão de Projetos é um diferencial importante ao profissional que pretende destacar-se em sua carreira.
    Nos últimos anos, as organizações perceberam que a correta Gestão dos Projetos é algo que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso, e é por isso que a Gestão de Projetos tem sido considerada como uma das competências essenciais na atividade profissional.
    O sucesso da Gestão de Projetos é determinado pela sua visão sistémica, multidisciplinar e multifuncional, e pela flexibilidade na integração de alterações de contexto, proporcionando o acompanhamento do crescimento da atividade das organizações, qualquer que seja a sua natureza.
    O curso de "Gestão de Projetos na Administração Pública” visa aprofundar conhecimentos e transmitir competências sobre os conceitos, as metodologias, os processos e as técnicas de gestão de projetos nas suas organizações.
    No final do curso, os formandos deverão estar aptos para contribuir para a definição e gestão de um projeto, fundamentais para o desenvolvimento de uma organização mais modernizada, mais eficiente, mais eficaz, com impacto na melhoria e na qualidade de prestação de serviços públicos ao cidadão e à sociedade, nomeadamente: compreender as diferenças e especificidades das diversas tipologias de projetos; analisar as caraterísticas da execução de projeto; planear, executar e controlar as diferentes variáveis associadas a um projeto; conhecer as técnicas de gestão de projeto; aprender a gestão corrente dos projetos: começando pela conceção, preparação, passando pelo controlo, acompanhamento e monitorização de diferentes fases até a respetiva conclusão.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Variáveis Fundamentais de Gestão de Projetos; O PMI e o PMBOK; A Importância da Gestão de Projeto; O Projeto e a Gestão de Projeto; Dimensões da Gestor de Projeto; Benefícios da Gestão de Projeto; Objetivos, Indicadores de Medida e Metas; Variáveis Fundamentais da Gestão de Projetos; Metodologia de Gestão de Projeto; Fases e Ciclo de Vida do Projeto; Dimensão de um projeto; Stakeholders de um projeto; Cultura e Estilos de Gestão; Gerir vs Liderar; Funções do Gestor de Projetos; Fatores de sucesso em Projetos; Avaliação de projeto. Áreas chaves de Gestão de Projeto - Framework para a Gestão de Projetos (PMBOK®/ PMI®);Gestão do Âmbito
    · Gestão do Tempo
    · Gestão do Custo
    · Gestão da Qualidade
    · Gestão dos Recursos Humanos

Manifestar interesse Pedir contacto