Informação sobre o curso

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  • Duração14.0 horas
  • Objectivo Geral

    Adquirir competências para melhorar o atendimento a deficientes com a introdução do balcão único online;
    Saber adaptar ferramentas de comunicação aos diferentes públicos;
    Desenvolver técnicas de atendimento diferenciado numa perspetiva de introdução do atendimento online;
    Adquirir técnicas para um atendimento integrador – otimização das ferramentas online;
    Reconhecer no atendimento o princípio da inclusão;
    Adotar um comportamento inclusivo e integrador, com respeito às minorias;
    Reconhecer na diversidade a complementaridade de serviços;
    Saber lidar com a diferença de forma integradora e inclusiva;
    Capacitar a equipa de trabalho no atendimento ao munícipe com deficiência;

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    - Deficiência: Conceito;
    - Pessoa com deficiência: tipos e causas de ocorrência;
    - Pessoa com deficiência: reabilitação e limitações;
    - Pessoa com deficiência: potencialidades;
    - Diversidade: um novo conceito, um novo paradigma; 
    - Visibilidade social e deficiência;
    - Inclusão: Conceito, teorias e práticas;
    - Inclusão: benefícios para quem não tem deficiência;
    - O atendimento autárquico da pessoa com deficiência numa perspetiva presencial vs online;
    - Adequação dos serviços da autarquia para atendimento do munícipe com deficiência – otimização das ferramentas online, colocando-as ao serviço da eliminação de barreiras físicas;
    - Legislação: a proteção dos direitos da pessoa com deficiência;
    - Legislação: a Convenção dos direitos da pessoa com deficiência;

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